Dicas para não se enrolar com o cartão de crédito

Paying by card

Olá povo lindo de minha internet.

E a segunda feira chegou chegando, dia de começar a nossa semana oficialmente e eu trouxe dicas ótimas para você não se enrolar com essa coisa linda, o melhor amigo de nós mulheres, o cartão de crédito.

Quer saber?

Então é só continuar lendo.

Com a facilidade das compras a prazo e o nosso jeitinho brasileiro, temos visto muitas pessoas se endividarem com o cartão de crédito, pois ele nos engana com a facilidade na hora das compras. O que devemos fazer para fugirmos dessas armadilhas?!

1º Organize-se

Lembre-se de que além do seu cartão de crédito, você tem contas de casa e em alguns casos, crediários de lojas também. Portanto, tem que haver um planejamento para não ficar no vermelho.

2º Calcule.

Já percebeu o quanto de juro você paga quando atrasa o pagamento da sua fatura? Se naquele mês você não conseguiu pagar R$570,00 em dia, como vai conseguir pagar nesse mês os R$570,00 do mês anterior mais R$70,00 de juros mais R$690,00 que foi referente as compras desse mês?

A tendencia é virar uma bola de neve.

Por este motive você deve calcular:

O quanto você ganha e somar todos os gastos possíveis e necessários.

Ex: Conta a: R$50,00 + conta b: R$120,00 + conta c R$270,00 e por aí vai. Depois que somar todos os valores, inclusive os gastos do cartão você deve subtrair o valor do seu salário líquido ex:    R$1.500,00(salário) – R$1.127,90(todas as contas) = R$372,10(o que sobrou). Espero que tenha dado pra você entender.

Assim, vai saber o que pode ou não comprar com seu cartão.

3º Anote.

Rá. Esse é o passo mais difícil (pelo menos pra mim), pois a gente sempre esquece aqueles comprovantes da maquininha. mas vamos ao exemplo.

Você foi ao shopping há 3 meses e em uma das lojas comprou R$700,00 e dividiu em 10x de R$70,00 sem juros(o que é mais tentador ainda) Depois foi ao cinema e gastou R$100,00 dividiu em 2x, saindo do cinema passou em mais uma loja e lá deixou mais R$350,00 divididos em 7x de R$52,00(nessa loja teve juro), porém voce jogou todos esses comprovantes fora e não anotou. Conclusão: voce não sabe o que pagou e o que ainda está pagando, sem contar que em alguns casos certas lojas cobram produtos que já foram pagos(isso já aconteceu comigo).

Agora pense comigo, nesses 3 meses voce já usou o cartão varias vezes, como se controlar sem anotar?

4º Corte gastos desnecessários

“Mas cartão é necessário.” Tem certeza?  Quando for sair de casa para fazer alguma coisa como: pagar uma conta numa loja em que tenha crediário ou geralmente compra com o cartão de crédito, deixe o cartão em casa, leve somente a fatura. Assim, não cairá na tentação de comprar aquela camisetinha preta super coringa que está na promoção, mas você já tem 3 camisetinhas pretas coringa.

5º Seja racional

Essa dica complementa a dica de cima. Nos dias em que estiver um pouco chateada evite passar em frente as vitrines. Vou contar um episódio que aconteceu comigo: Há alguns meses atras (um ano e 1 mes + ou -) eu estava num dia péssimo, tudo tava dando errado, estava chateada com algumas coisas e me lembro de ter ficado o dia todo sem conversar com ninguém; falava somente o necessário. Até que no fim do dia uma colega minha me chamou pra ver algumas roupinhas lindas que tinham na loja dela… gente sem brincadeira, gastei uma grana que demorei mais de um ano pra terminar de pagar. Por que isso aconteceu? Porque eu estava emotiva naquele dia, estava triste, precisava esparecer, precisava me sentir melhor. E acabou que eu me enrolei todinha, e pra falar a verdade, dessa compra ainda tem um vestido que NUNCA tive coragem de sair na rua e mais umas 3 peças que me sinto horrível, mas na hora achei uma boa ideia comprar porque queria mudar aquela mesmice que estava minha vida…

6º Compre a vista

Siiiiiiiim. Experimente. Depois de levar alguns tombos com cartões de crédito e crediários em várias lojas, aprendi a gastar o dinheiro que estou vendo e não o que eu vou ganhar. Entende a diferença?!

Eu te garanto que depois de fazer esses 6 passos vai se sentir muito melhor e mais controlada rsrsrs

Bom amores, vou ficando por aqui, amanhã eu volto com mais assuntos legais para papearmos…

Beijos, fiquem com Deus.

Deixe um comentário

