Castração de gatas

castração de gatas.jpg

Oi pessoal, tudo bem?

O post de hoje saiu beeem mais tarde porque passei o dia cuidando da minha princesinha (essa da foto), que foi castrada ontem e agora está se recuperando da cirurgia.

E o assunto de hoje é sobre castração de gatas.

Eu vim contar como foi esse procedimento cirúrgico que pra muita gente é complicado por ser desconhecido. Então se você quiser saber um pouco mais sobre isso, é só continuar lendo o post

Cuidados pré castração

Primeiramente você deve procurar uma clinica séria que você confie para ter certeza de que seu bichinho vai ser bem tratado e não sofrerá nenhum dano após a cirurgia.

O ideal é que antes do dia da castração você leve sua felina para conhecer o lugar e fazer um exame, de sangue, de FIV e FeLV e mais algum, caso seu bichinho apresente alguns sinais de doenças.

É muito importante fazer esses exames para saber como deverá ser os cuidados com seu bichinho, algumas doenças precisam de cuidados especiais

Deixe sua princesinha por 12 horas em jejum de água e comida para não ter nenhuma complicação durante o procedimento

No dia da cirurgia deixe seu animal calmo, não grite, não faça movimentos bruscos para colocá-lo na caixinha de transporte, dirija devagar e sempre fique falando com o bichinho, pois eles não gostam de passeios e geralmente acham que vão ser abandonados.

Tente chegar mais cedo na clínica para que ela fique mais ambientada e não fique tãããão estressada na hora da cirurgia.

O procedimento

A cirurgia de castração é simples e rápida, na hora em que você chega ao consultório o veterinário já dá a anestesia pra ir fazendo efeito enquanto acerta outros detalhes com o dono do animal, geralmente é o próprio dono do bichinho que segura para o veterinário aplicar a anestesia.

Na maioria das vezes é necessário uma hora ou menos até para fazer esse procedimento, o que demora mesmo é a anestesia fazer o efeito e depois demora para o bichinho acordar.

A maioria das clínicas entregam o animal já acordado para ter certeza de que tudo correu bem, mas a anestesia só passa mesmo depois de umas 12 horas completas. Até lá o bichinho fica meio perdido e caindo com muita facilidade

Cuidados pós castração

Separe um comodo na sua casa onde não há tanto fluxo de pessoas, limpe bem e deixe à disposição da gatinha: uma cobertinha para ela se aquecer, caixa de areia,água, soro caseiro, ração e patê para gatos.

O soro é para deixá-los sempre hidratados e o patê é para o caso dela ficar um pouco enjoada e não querer comer ração.

Certifique-se de que não há nenhum lugar para ela pular ou ficar pendurada, pois os pontos ficam na barriguinha e podem arrebentar com muita facilidade.

Fique sempre de olho pra que ela não tente arrancar os pontos quando estiver “tomando banho”.

Dê os remédios exatamente como o veterinário prescrever e em hipótese alguma automedique seu felino.

Evite dar qualquer outro tipo de comida que não seja ração e patê, pois pode ter alguma reação no organismo dela e inflamar os pontos.

Volte na data combinada com o médico pra retirar os pontos e seja feliz com sua gatinha…

Eu foquei muito em gatas porque quando é em macho a recuperação é mais rápida e não exige taaaanta precaução como quando é fêmea.

E pra finalizar, consulte sempre um veterinário antes de tomar decisões com relação a qualquer bichinho de estimação, pois eles sabem bem como proceder em cada caso..

E o post de hoje foi esse, espero que tenham gostado.

Um beijo, fiquem com Deus e até amanhã

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s